Orelhas de Abano
A otoplastia ou cirurgia de “orelhas em abano” é a cirurgia plástica realizada para melhorar a forma e posicionamento das orelhas.
A otoplastia é um procedimento que modifica e remodela o formato da orelha, alterando o relevo, formato e ângulos, deixando-a assim com uma aparência mais harmônica. Esta é a intervenção indicada para corrigir o que popularmente definiu-se como ‘orelha de abano’, e que normalmente é usado como justificativa para prática de bullying e discriminação.
Crianças podem ser submetidos ao procedimento, logicamente que com acompanhamento e aval dos pais e responsáveis. Os jovens estão aptos a correção a partir dois seis anos de idade, momento em o formato das orelhas se encontra um tanto quanto mais definido. Nessa linha, é fundamental pontuar que a decisão sobre o procedimento deve partir do jovem, jamais deve tratar-se de uma imposição.
Realizada a cirurgia, deve ser observado um cuidadoso pós-cirúrgico, como a colocação de bandanas para dormir, em especial nas seis primeiras semanas. Os cuidados mais atentos devem permanecer também durante os primeiros três ou quatro meses que sucedem o procedimento.